Depressão no meio evangélico. Como tratar?

Fonte: Texto: Fernanda Mirella - Ministério de Comunicação IBRENJ Fonte: Internet - 03/10/2016 - 13h21min
Depressão no meio evangélico. Como tratar? (Foto: )

Vêm crescendo casos de depressão nas as igrejas. Esse tema tem sido abordado nos gabinetes pastorais. Mas, como tratar desse assunto? É o que você poderá acompanhar no texto abaixo.

Primeiro vamos entender o que a bíblia nos relata sobre depressão

A Bíblia nos diz para sermos cheios de alegria e louvor (Filipenses 4:4; Romanos 15:11), então Deus aparentemente quer que todos nós vivamos vidas alegres. Isso não é fácil para alguém sofrendo de uma depressão causada por alguma situação, mas pode ser remediado através dos dons de Deus de oração, estudo e aplicação da Bíblia, grupos de apoio, grupos domésticos, comunhão entre os crentes, confissão, perdão e aconselhamento. Nós devemos fazer o esforço consciente para não sermos absorvidos por nós mesmos, e ao invés disso colocarmos nossos esforços para fora. Sentimentos de depressão freqüentemente podem ser resolvidos quando o sofredor tira o foco de si próprio e o põe em Cristo e nos outros.

É claro que devemos consultar médicos, pois a medicina está aí para nos ajudar.

Entretanto, devemos crer, acima de tudo, na Palavra, que Jesus cura. Quem sofre dessa doença deve se certificar de que estão permanecendo na Palavra, mesmo quando não sentem vontade. As emoções podem nos desviar do caminho, mas a Palavra de Deus permanece firme e imutável. Nós devemos manter forte a fé em Deus, e nos aproximarmos dEle ainda mais quando sofremos provas e tentações. A Bíblia nos diz que Deus jamais permitirá que sejamos tentados além do que possamos suportar (1 Coríntios 10:13). Apesar de estar deprimido não ser um pecado, uma pessoa ainda é responsável pela forma como responde à aflição, incluindo a busca pela ajuda profissional de que precisa. “Por meio de Jesus, pois, ofereçamos a Deus, sempre, sacrifício de louvor, que é o fruto de lábios que confessam o seu nome” (Hebreus 13:15).